Mudanças que podem derrubar juros do cheque especial são adiadas; entenda Bancos terão prazo maior para concretizar as transações de portabilidade de crédito dos clientes entre instituições financeiras


Bancos terão prazo maior para concretizar as transações de portabilidade de crédito dos clientes entre instituições financeiras

Por Agência O Globo | 26/10/2020 10:29
cartão de crédito

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mudanças que podem derrubar juros do cheque especial e operações de crédito são adiadas para 2021
Os bancos terão mais prazo para concretizar as transações de portabilidade de crédito dos clientes entre instituições financeiras. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o adiamento das novas regras de portabilidade de crédito nas operações com cheque especial e para a autorização de débito em conta de depósitos e de pagamento, que entrariam em vigor em 3 de novembro, para março de 2021. Financiamentos imobiliários também fazem parte das operações afetadas, e a mudança nas regras poderia ajudar a derrubar os juros para o consumidor.

Com a atual legislação, os consumidores poderiam apenas trocar de banco, mas negociando os mesmos valores e prazos, apenas com taxas de juros menores. Especificamente no cheque especial, o cliente poderá ter prazos diferentes ou até migrar para outro produto.

O cheque especial foi incluído nas regras de portabilidade pelo BC, em novembro de 2019. Na época, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, afirmou que seria mais um mecanismo para elevar a competição na modalidade e derrubar os juros ao consumidor.

As novas regras de portabilidade de crédito, que foram adiadas, envolvem, além do cheque especial, a possibilidade de as operações de crédito imobiliário contratadas originalmente fora do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) serem enquadradas no SFH e criação do “Documento Descritivo de Crédito” (DDC) — que será entregue ao devedor, com informações sobre as operações contratadas.

Para o BC, as mudanças nas regras relativas às autorizações de débito em conta de depósitos e de pagamento, tratam de “aprimoramentos para aumentar a transparência dessas autorizações, com exigência, entre outras, de finalidade e de autorização específica quando envolver operação de crédito”.

Fonte: undefined – iG @ https://economia.ig.com.br/2020-10-26/mudancas-que-podem-derrubar-juros-do-cheque-especial-sao-adiadas-entenda.html

Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *